As Normas Brasileiras de Contabilidade têm a função de normatizar e regulamentar a conduta profissional e os procedimentos técnicos que devem ser observados pelos profissionais contábeis, além de adequar as normas brasileiras às normas internacionais.

As Normas são classificadas em:

Normas completas que compreendem as normas editadas pelo CFC a partir dos documentos emitidos pelo CPC que estão convergentes com as normas do IASB (International Accounting Standards Board|), numeradas de 00 a 999;

Normas simplificadas para Pequenas e Médias Empresas que compreendem a norma de PME editada pelo CFC a partir do documento emitido pelo IASB, bem como as Its (Interpretações Técnicas) e os CTs (Comunicados Técnicos) editados pelo CFC sobre o assunto, numerados de 1000 a 1999;

Normas específicas que compreendem as ITs e os CTs editados pelo CFC sobre entidades, atividades e assuntos específicos, numerados de 2000 a 2999.

As Interpretações Técnicas (ITs) têm o objetivo de esclarecer a aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade, definindo regras e procedimentos a serem aplicados em situações, transações ou atividades específicas, sem alterar a substância dessas normas.

Os Comunicados Técnicos (CTs) têm por objetivo esclarecer assuntos de natureza contábil, com a definição de procedimentos a serem observados, considerando os interesses da profissão e as demandas da sociedade.

A Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade são regulamentadas pela Resolução CFC 1328/2011.

Normas Profissionais

PG Geral, que inclui Código de Ética Profissional, Normas sobre Educação Profissional Continuada, Cumprimento do Código, dos Princípios Fundamentais e da Estrutura Conceitual da Contabilidade e Normas sobre Contadores empregados e Contadores externos.

PA do Auditor Independente, que inclui normas para Auditores Independentes, Revisão Externa e Exame de Qualificação Técnica para Auditores Independentes.

PP do Perito Contábil, que inclui Normas de Perícia Contábil e Exame de Qualificação Técnica para Peritos Contábeis.

Normas Técnicas

Normas Completas, que inclui todas as Normas Técnicas relacionadas à atividade de registros contábeis.

Normas Simplificadas para PMEs, que inclui Normas e Modelos contábeis para Pequenas e Médias Empresas.

Normas Específicas, que inclui itens específicos como Escrituração Contábil, Entidades sem fins lucrativos, Entidades desportivas, entre outros.

TSP do Setor Público, que inclui Normas relacionadas especificamente à contabilidade do setor público.

TA de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica, que inclui Normas Específicas para Auditoria Independente.

TR de Revisão de Informação Contábil Histórica, que inclui Normas de Revisão das informações contábeis para publicação

TO de Asseguração de Informação Não Histórica, que trata da asseguração de informações diferentes de auditorias e revisões de informações financeiras históricas

TSC de Serviço Correlato, que trata sobre procedimentos previamente acordados sobre informações contábeis, trabalhos de compilação de demonstrações contábeis, entre outros.

TI de Auditoria Interna, que trata das normas de Auditoria Interna.

TP de Perícia, que trata de Normas Técnicas de Perícia.

Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Porte


0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *